Resenha: Eleanor & Park

**A T U A L I Z A D A**

 

Minha primeira resenha para o blog. AHHHHHH 

E estamos de volta, com um assunto que eu amo e espero que vocês também, LIVROS!
Eu já fiz posts sobre livros, se quiser acessar clique aqui, aqui e aqui.

Dessa vez eu não vou falar de livros, e sim de um em especial, Eleanor & Park. Recentemente li esse livro, recentemente mesmo porque faz 1 dia que eu terminei e acabei gostando bastante. Então resolvi escrever uma resenha que agora estou dividindo com vocês.
Sem mais delongas…

 

http://chatadegalocha.com
Foto encontrada na internet, do blog “Chata de Galocha”. Um dos meus preferidos!

 Eleanor & Park – Rainbow Rowell

Romance (Jovem/Adulto) | Editora: Novo Século | Classificação: ⭐⭐⭐⭐ (4/5)

**Contém spoiler!

Park é um estudante apaixonado por rock e gibis, na escola vive na linha entre os “populares” e os “nerds”, ele poderia muito bem se adaptar em ambas, porém por conter traços orientais (pai americano e mãe coreana) e não saber qual o seu lugar “no mundo”, prefere não incomodar ninguém. Em um dia letivo aparentemente normal, pegou seu ônibus a caminho da escola e sentou-se no seu lugar habitual. Tudo ocorria relativamente normal até que uma nova estudante entrou no mesmo. A menina ruiva com cabelos indomáveis e sardas pelo rosto era do tipo que não passava despercebida aos olhos de seus novos colegas e isso pelo fato de usar roupas “extravagantes” (camisetas largas por acreditar estar muito acima do peso, calças jeans e uma bandana amarrada no pulso). A garota nova, se chamava Eleanor e aos olhos dos colegas era um ótimo alvo, no momento que pôs os pés no veiculo, as provocações começaram e ela não soube como reagir, precisava sentar-se em um dos bancos vagos e tentar ignorar os comentários, mas ninguém a queria por perto, até que Park, impaciente, diz que ela sente-se ao seu lado.

A partir daquele dia, passaram a dividir o assento no ônibus diariamente. Park estava sempre lendo gibis e Eleanor acabava lendo junto com ele, após algum tempo dividindo gibis, passaram a ouvir musica juntos e então tornaram-se amigos. Conforme foram se conhecendo melhor, Park descobre que a vida de Eleanor era bastante complicada, a garota dividia a casa com a mãe, os irmãos e seu padrasto que não era uma pessoa muito agradável. Ela sentia-se envergonhada de estar com o rapaz na maioria das vezes, por ser diferente e ter uma vida tão bagunçada, mas pra ele tudo que importava era ter a companhia da mesma, esses eram os únicos momentos em que ele não precisava se preocupar com o que sua família iria pensar a respeito.

O padrasto dela era um homem repugnante, que afastava seus familiares de uma vida tranquila e normal, amedrontando-os e não permitindo os momentos de lazer, a única que se atrevia a desobedecê-lo era Eleanor e isso acabou trazendo consequências a mesma.

Ambos os jovens tinham medo e um certo receio de assumir o que sentiam um pelo outro, Eleanor por acreditar não ser atraente, imaginava que Park jamais iria gostar dela da maneira que ela gostava, mal sabia que mexia com os sentimentos do mesmo.
Já Park, se prendia ao fato de que talvez passasse a ser um alvo dos colegas e sofrer o mesmo preconceito que ela, sim nós gostaríamos que ele se declarasse pra ela e passasse a defender a todo custo, mas sabemos que isso não acontece na vida real e nem no livro, o que faz com que a história seja muito mais agradável, pois rompe as “barreiras” dos romances clichês que estamos acostumados.

Enquanto a história se desenvolve e ambos vão se tornando mais próximos, é possível perceber o quanto são parecidos, os gibis que ele empresta e as musicas que grava para ela são a maior forma de a garota se desligar da sua realidade e fingir que não liga para o que os outros pensam; a maneira como ela leva a sua vida, suportando tantos desafios e apesar do que todos pensam ser feliz, faz com que ele perceba o quanto sua própria opinião é mais importante que a dos outros.

Eleanor & Park é um romance muito delicado e especial, a história desses dois jovens se desenvolve em meio a uma narrativa que vai intercalando entre as visões de cada um, transformando a leitura em algo muito leve e prazeroso, nela contém amizade, cumplicidade, lealdade,  paixão, amor, respeito e veracidade.
É muito emocionante a historia desses dois, pelo simples fato de que ela é muito real e sai da ideia de que no final tudo se resolve e a vida se torna magnifica para sempre.
Indico que todos leiam, pois realmente muito diferente do esperado. Assim que terminei o livro percebi que a história é uma lição que mostra o quanto a vida é imprevisível e como se desenvolve sem nos dar chance de planejamento.

eleanor_and_park_sketch_by_nuggetninja-d76zoag

“Ela olhou para Park. Dentro dos olhos verdes dele. Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua…”

Espero que tenha gostado da minha resenha, lembrando que a primeira que mostro a alguém. Se já leu o livro, comenta ai embaixo o que achou dele, se concorda comigo ou não. Se não o leu ainda, recomendo que leia e encante-se pela vida desses dois jovens.

Um grande beijo e até a próxima, sabidos! Boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s